Blog lançado em 12.07.2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que é DPS no Com.Domínio Digital?



Descrição da Imagem: Escada com 12 degraus, em cada degrau um passo importante para o desenvolvimento pessoal. Em frente a escada um homem com o pé esquerdo começa a sua jornada.


DPS é a sigla para Desenvolvimento Pessoal e Social, um dos 03 eixos do Itinerário Formativo. Ela, como as outras áreas, se baseia no desenvolvimento de competências pessoais (aprender a Ser), sociais (aprender a Conviver), cognitivas (aprender a Aprender) e produtivas (aprender a Fazer). Este eixo específico estará trabalhando essas competências, tendo como referência a formação humana dos jovens, refletindo sobre formas de ser e conviver e propondo outras formas de aprender e produzir - com diálogo, participação, problematização, criticidade e propostas de transformação (com criatividade).

O Desenvolvimento Pessoal e Social contempla, assim, essa nova relação de você Consigo Mesmo e com sua Comunidade. São enfatizados, entre outros: a autopercepção, a autoestima, o autocuidado, a comunicação, as relações interpessoais na escola, família, com seus pares, a cidadania, ações voluntárias e a sistemática interação destas questões com seus projetos de vida pessoais.

Essa formação inclui um conjunto de oficinas e vivências grupais que preparam os jovens para (re)descobrir e potencializar sua capacidade de transformação pessoal e do contexto social em que vivem, sempre na perspectiva do crescimento, da descoberta, do prazer com o aprender e com o criar.

Texto adaptado do Caderno do Participante (instrumento do Com.Domínio Digital), Tema Identidade.


Fiquem atentos para a próxima postagem; falaremos sobre resiliência!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário sobre o BLOG!
Tire suas duvidas, poste suas sugestões e criticas.