Blog lançado em 12.07.2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012



O Projeto Com.Domínio Digital é composto por três áreas de formação. São elas: DPS, CRT e TIC e um componente que leva o nome de CCA, cada um visa uma formação baseada na autonomia e no protagonismo do jovem, buscando crescimento individual, fortalecendo sua identidade e possibilitando o amadurecimento desses jovens na convivência e no trabalho em grupo, com vistas no mercado de trabalho e seus desdobramentos. 

Cada área possui atribuições e dinâmicas distintas na formação do educando. 

Vamos agora conhecer cada uma delas e aprender, inclusive, o que cada sigla acima quer dizer? 

Boneco cor laranja sentado em uma pedra com o braço direito em direção ao queixo. Interrogação acima da cabeça do boneco demonstrando dúvida.

O que é DPS no Com.Domínio Digital?



Descrição da Imagem: Escada com 12 degraus, em cada degrau um passo importante para o desenvolvimento pessoal. Em frente a escada um homem com o pé esquerdo começa a sua jornada.


DPS é a sigla para Desenvolvimento Pessoal e Social, um dos 03 eixos do Itinerário Formativo. Ela, como as outras áreas, se baseia no desenvolvimento de competências pessoais (aprender a Ser), sociais (aprender a Conviver), cognitivas (aprender a Aprender) e produtivas (aprender a Fazer). Este eixo específico estará trabalhando essas competências, tendo como referência a formação humana dos jovens, refletindo sobre formas de ser e conviver e propondo outras formas de aprender e produzir - com diálogo, participação, problematização, criticidade e propostas de transformação (com criatividade).

O Desenvolvimento Pessoal e Social contempla, assim, essa nova relação de você Consigo Mesmo e com sua Comunidade. São enfatizados, entre outros: a autopercepção, a autoestima, o autocuidado, a comunicação, as relações interpessoais na escola, família, com seus pares, a cidadania, ações voluntárias e a sistemática interação destas questões com seus projetos de vida pessoais.

Essa formação inclui um conjunto de oficinas e vivências grupais que preparam os jovens para (re)descobrir e potencializar sua capacidade de transformação pessoal e do contexto social em que vivem, sempre na perspectiva do crescimento, da descoberta, do prazer com o aprender e com o criar.

Texto adaptado do Caderno do Participante (instrumento do Com.Domínio Digital), Tema Identidade.


Fiquem atentos para a próxima postagem; falaremos sobre resiliência!!!!!!

Quem sabe o que significa CRT?


Descrição da Imagem: Bonecos de papel uns colados aos outros formam uma espiral. O boneco do centro está em destaque, sua cor é mais vivaz do que a cor dos outros bonecos.

O Itinerário de Contexto das Relações do Trabalho, aliado a uma metodologia participativa, reflexiva e estimuladora da capacidade de iniciativa e de comunicação, pretende alcançar o objetivo de formar jovens dinâmicos e aptos a construir uma trajetória profissional pautada pela eficiência, pela ética e pela capacidade de relacionar-se no mundo do trabalho. 

Privilegiando algumas questões:

  • ·         Informações sobre os tipos de trabalho e a realidade empresarial;
  • ·         Compreensão de novos conceitos;
  • ·         Conhecimentos dos aspectos legais do mundo empresarial;
  • ·         Noções de cultura corporativa;
  • ·         Reflexão sobre exigências e contingências das relações de trabalho.

Você sabe a diferença entre chefe e líder? 

Então aguarde a próxima publicação de CRT! 


                             














O que é TIC?


Descrição da Imagem: Ao centro um globo terrestre. Os continentes estão na cor azul e os oceanos na cor branca, ligados ao planeta por um fio cada um, três mouses nas cores azul e branco.

TIC é a abreviação de Tecnologia da Informação e Comunicação. Pesquisando nas várias definições existentes em livros, textos, Internet, revistas, etc., podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia entre outros.