Descrição da Imagem: Homem vestido como executivo, de terno e gravata, sentado atrás de uma mesa com computador, impressora, telefone... Cercando o homem temos ícones de redes sociais flutuando. Alguns dos links são, Facebook, Twitter, YouTube, Orkut, etc.
A relação e o comportamento entre empregador e empregado no ambiente virtual
pode ser uma questão um pouco nebulosa para muitas pessoas, no entanto, é
importante lembrar que as redes sociais garantem acesso a informação nos dois
sentidos. Ou seja, as empresas podem acompanhar o perfil de profissionais que
disputam uma vaga ou daqueles que já são funcionários, assim como aqueles que
almejam trabalhar numa empresa podem buscar dados e fazer contatos, por meio
desse tipo de canal de comunicação. A internet possibilita à empresa encontrar profissionais que já estejam
identificados com seu negócio. Empresas como Coca-Cola, Vale,
Natura e Google procuram talentos também nesse ambiente.
Muitas vezes, é o setor de Recursos Humanos (RH) que vai determinar a
contratação e manutenção do funcionário em uma empresa. Além do currículo e das
referências, Facebook, Orkut, Twitter e afins também podem ser fontes de
informação. Algumas empresas buscam conhecer melhor seus candidatos monitorando
comentários, fotos, amigos e comunidades, por exemplo. Por isso, é importante
estarmos atentos ao nosso comportamento nesse tipo de meio, que tem incrível
poder de visibilidade e repercussão.Os perfis pessoais e profissionais devem ser gerenciados com o objetivo de
contribuir positivamente para a nossa imagem e isso inclui a carreira
profissional.
Resumidamente, as empresas estão buscando nas mídias sociais
referências para conhecer melhor o perfil dos profissionais que podem vir a
empregar.
Veja dicas do que
não fazer nas redes sociais.
1- Fazer comentários sobre a empresa
O empregado está sujeito a perder o emprego ou até ser processado – civil e
criminalmente – dependendo do que falar sobre a empresa na rede.
2- Criticar
Procure manter uma atitude positiva. Evite críticas, comentários negativos ou
agressivos e comentário negativos a respeito da empresa na qual trabalhou.
3- Evite polêmicas
No caso de assuntos polêmicos, deixe sua opinião restrita aos amigos reais. O melhor é manter uma atitude neutra.
4 – Cuidado com as fotos
Seja cuidadoso e tenha bom senso com imagens de bebedeiras, “baladas”
excessivas, fotos sensuais e provocantes. Tudo isso pode pesar contra o
empregado.
5 – Comunidades
Elas podem dizer bastante sobre você, ainda mais quanto analisadas em
conjunto. Por isso, reflita sobre as comunidades da qual faz parte e se deseja
que seus amigos, colegas e chefes saibam que você se identifica com elas.
6 – Amigos
O ditado “diga-me com quem andas que te direi quem és” é seguido pelos
analistas de recursos humanos.
7 – Constranger a empresa
É importante que o funcionário não
coloque a imagem da empresa em risco.
8 – Brigas públicas
Evite entrar em conflito com qualquer pessoa no ambiente virtual, em especial
com colegas de trabalho e superiores hierárquicos. Tente sempre resolver
qualquer diferença e insatisfação com uma conversa pessoalmente.
E o seu perfil no Facebook e no Orkut estão preparados para o mercado de trabalho?
:D
DPS, Turma 1.