Blog lançado em 12.07.2012

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Você já ouviu falar em Resíduos Sólidos?

E aê galerinha, vocês sabiam que o assunto do momento são os resíduos sólidos?

Bom, para quem ainda não sabe o que significa, aí vai o conceito:

Resíduos Sólidos: são gerados após a produção e utilização de bens de consumo. Se ligue nos exemplos: computadores, alimentos, televisão, automóveis, aparelhos celulares, entre outros.

Melhor ainda. Se ligue nas cores dos coletores de coleta seletiva:

Descrição da imagem: Coletores de resíduos cada um de uma cor. Verde, Vermelho, Azul e Amarelo.

  • Amarelo –  metais
  • Verde – vidro
  • Azul – papel
  • Vermelho – plástico
Na realidade nós somos a favor de que os administradores públicos coloquem nos coletores  o que cada cor sinaliza. Assim, mais gente acertaria na hora de separar seu lixo. “Se ligou”

Aí vão algumas dicas:
Sabe aquela batata frita que a mamãe faz e que a gente adora? O óleo que sobra, ao invés de ser jogado pelo ralo da pia, pode ser guardado e transformado em sabão, sim sabão, para lavar a louça e outras coisas. Massa né!!! Veja o vídeo e aprenda!     


Outra dica:
Em nossa casa jogamos muitas coisas fora e nem pensamos que podemos dar um destino diferente a esses resíduos; isso acontece com as caixas de sucrilhos e de sabão em pó, que podem se transformar em lindos porta- livros.

Descrição da Imagem: Porta livro feito de caixa de cereal reaproveitada.

Se você chegou até aqui significa que curtiu. Valeu!
Até a próxima.

:D

(Esse post foi escrito pelos jovens do CDD nas oficinas de CCA). 

Fique informado!


 Descrição da Imagem: Planeta em verde e amarelo com uma planta saindo do centro.

O que é Cidadania Ambiental?

Leonardo Boff, filósofo e representante da “Carta da Terra”, define cidadania ambiental “como o direito que cada pessoa tem de usufruir de um ambiente saudável”. Sejam homens, mulheres, crianças ou idosos. Ele destaca o direito de se poder “respirar um ar bom, beber uma água purificada, comer alimentos sãos, e não apenas manipulados quimicamente”.  E completa, “o direito das pessoas de terem relações humanas institucionais que sejam justas, que evitem conflitos”. “Viverem numa atmosfera de serenidade e paz, sem que sejam sobressaltados por ameaças e que encontrem uma sociedade aberta à dimensão dos valores da solidariedade, da cooperação, da compaixão e abertas também às dimensões mais altas, que têm a ver com o sagrado, com o divino, com Deus”


Descrição da Imagem: Inter relações do saneamento ambiental em uma comunidade.

A que se refere o Saneamento Ambiental?

Ao conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural. (Política Nacional de Saneamento - Capítulo 1)

Conheça algumas componentes do saneamento que são fundamentais para um ambiente saudável e benéfico à saúde e bem estar da população de um município:

1- Abastecimento de água potável
2- Esgotamento sanitário
3- Gestão de resíduos sólidos
4- Manejo de águas pluviais

Fique ligado!