Blog lançado em 12.07.2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Redes Sociais e o Mercado de Trabalho.


Descrição da Imagem: Homem vestido como executivo, de terno e gravata, sentado atrás de uma mesa com computador, impressora, telefone... Cercando o homem temos ícones de redes sociais flutuando. Alguns dos links são, Facebook, Twitter, YouTube, Orkut, etc. 

A relação e o comportamento entre empregador e empregado no ambiente virtual pode ser uma questão um pouco nebulosa para muitas pessoas, no entanto, é importante lembrar que as redes sociais garantem acesso a informação nos dois sentidos. Ou seja, as empresas podem acompanhar o perfil de profissionais que disputam uma vaga ou daqueles que já são funcionários, assim como aqueles que almejam trabalhar numa empresa podem buscar dados e fazer contatos, por meio desse tipo de canal de comunicação. A internet possibilita à empresa encontrar profissionais que já estejam identificados com seu negócio. Empresas como Coca-Cola, Vale, Natura e Google procuram talentos também nesse ambiente. 

Muitas vezes, é o setor de Recursos Humanos (RH) que vai determinar a contratação e manutenção do funcionário em uma empresa. Além do currículo e das referências, Facebook, Orkut, Twitter e afins também podem ser fontes de informação. Algumas empresas buscam conhecer melhor seus candidatos monitorando comentários, fotos, amigos e comunidades, por exemplo. Por isso, é importante estarmos atentos ao nosso comportamento nesse tipo de meio, que tem incrível poder de visibilidade e repercussão.Os perfis pessoais e profissionais devem ser gerenciados com o objetivo de contribuir positivamente para a nossa imagem e isso inclui a carreira profissional. 

Resumidamente, as empresas estão buscando nas mídias sociais referências para conhecer melhor o perfil dos profissionais que podem vir a empregar. 
Veja dicas do que não fazer nas redes sociais.

1- Fazer comentários sobre a empresa
O empregado está sujeito a perder o emprego ou até ser processado – civil e criminalmente – dependendo do que falar sobre a empresa na rede.
2- Criticar
Procure manter uma atitude positiva. Evite críticas, comentários negativos ou agressivos e comentário negativos a respeito da empresa na qual trabalhou.
3- Evite polêmicas
No caso de assuntos polêmicos, deixe sua opinião restrita aos amigos reais. O melhor é manter uma atitude neutra.
4 – Cuidado com as fotos
Seja cuidadoso e tenha bom senso com imagens de bebedeiras, “baladas” excessivas, fotos sensuais e provocantes. Tudo isso pode pesar contra o empregado.
5 – Comunidades
Elas podem dizer bastante sobre você, ainda mais quanto analisadas em conjunto. Por isso, reflita sobre as comunidades da qual faz parte e se deseja que seus amigos, colegas e chefes saibam que você se identifica com elas.
6 – Amigos
O ditado “diga-me com quem andas que te direi quem és” é seguido pelos analistas de recursos humanos.
7 – Constranger a empresa
É importante que o funcionário não coloque a imagem da empresa em risco.
8 – Brigas públicas
Evite entrar em conflito com qualquer pessoa no ambiente virtual, em especial com colegas de trabalho e superiores hierárquicos. Tente sempre resolver qualquer diferença e insatisfação com uma conversa pessoalmente.

E o seu perfil no Facebook e no Orkut estão preparados para o mercado de trabalho?

:D


DPS, Turma 1.

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